Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Muito se fala sobre o nível de segurança das urnas eletrônicas utilizadas nos pleitos realizados no Brasil. Suspeitas sobre a violação e adulteração de dados estão sendo investigadas. Porém não há nenhuma comprovação de fraude durante os 22 anos de utilização de urnas eletrônicas no país.

Para discutir o assunto ‘Segurança da Urna Eletrônica’, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Roraima realiza uma palestra, nesta segunda-feira (20), a partir das 16h, no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto. O evento será aberto ao público e tem o objetivo principal de apresentar um panorama do processo eleitoral informatizado no país.

O tema será conduzido pelo o secretário de Tecnologia da Informação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Giuseppe Janino. Ele fará uma abordagem sobre os principais assuntos referentes à urna eletrônica, esclarecendo mitos e verdades relacionados à segurança.

“O Brasil é referência mundial em processo eleitoral informatizado. Mais de 30 países adotam o sistema brasileiro. Não há caso de fraude comprovado durante os 22 anos de utilização deste sistema. Têm suspeitas e investigações. Mas nada comprovado. O TSE aposta em várias barreiras de segurança. Isso representa eficiência e transparência no processo de votação”, destacou.

A presidente do TRE Roraima, desembargadora Tânia Vasconcelos lembra a importância da participação da população no evento, especialmente candidatos e representantes partidários. “É uma oportunidade para afastar qualquer dúvida que possa haver de possibilidade de fraude na urna. Não se tem notícia de fraude comprovada, mas são inúmeras as tentativas de comprometer a idoneidade e segurança dessa ferramenta já consolidada como instrumento de cidadania. Então, convidamos todos que desejarem vir, para conhecer melhor e tirar as dúvidas que ainda possam existir”.

PALESTRANTE - Giuseppe Janino é gestor em Tecnologia da Informação (TI). Membro do Project Management Institute (PMI) EUA e do PMI Chapter Distrito Federal/Brasil. Coautor do Projeto da Urna Eletrônica do Sistema Eleitoral Brasileiro.

Project Management Professional (PMP); MBA Executivo em Tecnologia da Informação pela TWA/Universidade Estácio de Sá – RJ; pós-graduado em Análise de Sistemas e Redes de Computadores pela Universidade Católica de Brasília (UCB); graduado em Matemática pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

Prêmio Tecnologia, Inovação e Progresso pela Câmara de Comércio Eletrônico e pela George Washington University; Prêmio CIO de 2009 na categoria Governo pela Editora Abril. Prêmio Notabile – Personalidade Mais Inovadora do Brasil da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Setor Governamental (2010/2011/2012/2013). Prêmio Cidadania Digital - ABRID (2011). Prêmio Profissional de Tecnologia da Informação 2013 - Informática Hoje. Prêmio Notabile - Homenagem Especial 2014.

Atualmente, atua como membro do Comitê de Gestão dos Sistemas Informatizados do Poder Judiciário; membro da Comunidade da Tecnologia da Informação Aplicada ao Controle do Governo Federal; professor da Pós-Graduação do Centro Universitário do Distrito Federal (UNIDF); Ex-Presidente e membro do Conselho Consultivo do PMI Chapter Distrito Federal/Brasil e Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down