Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Energia solar é um dos assuntos mais comentados hoje no Brasil, todos querem saber como funcionam os sistemas que geram energia elétrica a partir da luz do sol e se eles realmente trazem a economia e demais vantagens anunciadas.

O assunto se espalha na boca da população na mesma proporção com que os sistemas são comercializados e instalados no Brasil, número que já ultrapassa os 53 mil geradores, segundo os dados oficiais da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Isso, no entanto, é bom e ruim ao mesmo tempo, pois embora muito se ouça sobre a energia elétrica solar, várias vezes essas informações vêm de pessoas que não conhecem a fundo o funcionamento da tecnologia e, assim, alguns mitos acabam sendo criados.

Mas é fato que alguns mitos são apenas construções do Vox Populi e não possuem nenhum embasamento real, razão pela qual listamos abaixo 5 mitos sobre os sistemas de energia solar que você precisa conhecer antes de decidir pela compra do seu gerador. Confira:

#1 Sistemas Solares Não Geram Energia no Inverno
Esse é um dos mitos mais disseminados sobre a tecnologia e prova de quem não entende muito bem do assunto. Os sistemas de geração solar fotovoltaica não utilizam o calor do sol para gerar energia, mas sim a sua luz. Desse modo, mesmo que no inverno os dias costumem ser mais curtos e a luz não chegue com tanta intensidade, o sistema ainda irá gerar energia.

#2 Sistemas Solares Requerem Muita Manutenção
Mentira. Um sistema bem projetado e instalado irá demandar, no máximo, uma revisão por ano, necessária para que se acompanhe as condições de cabeamento e segurança dos equipamentos. Fora isso, a limpeza do painel também pode ser necessária, mas apenas para lugares com muita poeira e sem chuva, uma vez que esta já se encarrega desse trabalho.

#3 Sistemas Solares Geram Muito Ruído
Outra grande falácia. Diferente dos geradores a diesel ou até mesmo eólicos, os sistemas fotovoltaicos não geram energia através de processo mecânico, mas sim por meio de um efeito de fotoemissão totalmente silencioso que acontece no interior de cada célula fotovoltaica contida dentro da placa solar.

#4 É Possível Fabricar e Instalar Um Sistema Caseiro
Verdade e mentira. Embora existam sim vídeos e manuais que expliquem a fabricação de placas de energia solar caseiras, você não irá conseguir utilizá-las em sua casa da mesma maneira que um painel comercial. Isso porque, para poder ser conectado à rede da distribuidora e participar do sistema de créditos energéticos, o sistema deve conter somente equipamentos com número de registro e selo de qualidade do INMETRO.

#5 O Painel Solar É Muito Frágil e Quebra Fácil
Imagine uma pedra de grazino do tamanho de uma bola de golge. Seria um belo estrago se caísse sobre o seu carro, não? Mas fique tranquilo que sobre o seu painel solar ele não irá causar nem um arranhão. Mas é claro, as placas são feitas para ficarem expostas ao ar livre e, por isso, são fabricadas para suportar as mais variadas condições climáticas. Ou seja, mesmo que esteja "caindo o mudo" lá fora, o seu painel ainda estará salvo.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down