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Com licitação, a SONDA passa a ser responsável pelo atendimento no primeiro e no segundo níveis do Tribunal de Justiça com economia estimada em até 35%. A empresa foi selecionada pelo Tribunal de Justiça de Roraima para gerenciar um serviço inédito para órgãos públicos, e pela primeira vez, uma instituição do Governo terá parte do seu service desk em formato digital, o que deve representar uma economia de até 35%, sobretudo no primeiro nível de atendimento.

A implementação do serviço teve início em abril e deve atender mais de 1.200 funcionários do TJRR – desde serviços mais simples, como o reset de senha – conduzido por atendimento digital, até os mais complexos – como a resolução de problemas técnicos, que exigem a presença de um técnico especializado. Com isso, a empresa passa a ser responsável pelos primeiro e segundo níveis de atendimento.

"É uma honra sermos o primeiro órgão público do Brasil a ter aberto uma licitação para service desk digital. Além de resultar em uma gestão de custo mais eficiente, nos tornamos mais ágeis e podemos utilizar nosso corpo técnico onde é mais necessário", comentou Emerson Matias, Subsecretário de TI e mentor do projeto, do Tribunal de Justiça de Roraima.

O projeto contempla 4 unidades da instituição, todas na capital Boa Vista. Antes do service desk digital, o órgão contava com cerca de 20 colaboradores que realizavam as atividades. Com o novo formato, serão 4 profissionais para atendimento e mais uma equipe de suporte.

"Esperamos que esse projeto se torne benchmarking para o setor público e possa ser replicado para os demais órgãos. Esse é um exemplo de que é possível inovar mesmo em serviços tradicionais da TI, disse Alexandre Moraes Repinaldo, Diretor de Negócios Norte e Nordeste da SONDA.

1208 TJRR contrata a Sonda

Para realizar o serviço, a SONDA combinou soluções tradicionais de mercado, incluindo URA e atendimento por telefone, com propostas mais inovadoras, como chatbot e chamado via internet – que automatiza o atendimento e oferece mais segurança para a informação. Além de disponibilizar a ferramenta de analytics Dashman, uma plataforma cognitiva de análise de dados, a qual permite aos gestores terem uma visão completa de qualquer processo, pessoa, produto ou serviço.

A SONDA tem expandindo a atuação na região Norte no País, especificamente no Estado de Roraima. O projeto de service desk para o TJRR é o segundo contrato que a empresa assinou em Boa Vista, com órgãos públicos. Ela é a maior empresa latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, com receita de US$ 1,152 bilhão em 2018 e 16 mil funcionários. A companhia tem presença direta na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Peru e Uruguai.

No Brasil, a SONDA mantém escritórios próprios nos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, com mais de 8 mil colaboradores e 700 clientes. A empresa conta com 6 Centros de Serviços, 1 Centro de Inovação e 3 Data Centers. A receita da companhia no Brasil em 2018 foi de US$ 329 milhões. www.sonda.com/br

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