Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O pedido de patente do produto já foi depositado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)

A Reitoria do Instituto Federal de Roraima - IFRR realizará nesta sexta-feira (11/8), a partir das 10h), a apresentação da lenha ecológica projeto que foi desenvolvido no Campus Novo Paraíso (CNP) nos últimos 2 anos, por meio da pesquisa do professor doutor Braulio C. Carvalho da Cruz. 

O professor deverá apresentar o invento intitulado de “Lenha Ecológica em formato de briquete de resina de breu Protium Burman (Burseraceae) e resíduos orgânicos” e, ao final, fazer uma demonstração da queima do briquete.

Cruz explicou que a lenha pode ser produzida com resíduos de serragem de qualquer espécie ou com resíduos agrícolas, acrescidos de resina de breu do gênero Protium Burman (Burseraceae), a qual é um diferencial por melhorar a textura e o poder calorífico do produto.

Essas características fazem com que ele seja capaz de substituir, na queima, o gás, o carvão vegetal, o carvão mineral, a lenha convencional e outros tipos de combustível, reduzindo os impactos ambientais causados pelos resíduos agrícolas ou madeireiros, além de transformá-los em produtos de alto valor econômico e ecologicamente corretos.

Além da comunidade interna do IFRR, foram convidados a participar do evento instituições parceiras como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa-RR, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae-RR, o Governo de Roraima, a Prefeitura Municipal de Boa Vista e o Buriti Valley.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down