Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 


O Dia da Terra ou, oficialmente, Dia Internacional da Mãe Terra, é uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de abril de 1970, cuja finalidade é criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações, com isso alertar para a responsabilidade coletiva. Entretanto, a data só foi reconhecida pela ONU em 2009.

A ideia partiu do senador norte-americano Gaylord Nelson, ativista ambiental, como um marco para a luta em prol do meio ambiente. A iniciativa foi tomada quando viu a destruição causada por um grande vazamento de óleo na Califórnia, em 1969. Para combater esse tipo de crime ambiental ele criou uma campanha e recebeu o apoio do congressista republicano conservador Pete McCloskey e recrutou o estudante de Harvard Denis Hayes como coordenador da campanha.

Para esta primeira manifestação participaram 2 mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades. A pressão social teve seus sucessos e o governo dos Estados Unidos criou a Agencia de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente.

"O Dia Internacional da Mãe Terra é uma chance de reafirmar nossa responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza em um tempo em que nosso planeta está sob ameaça da mudança climática, exploração insustentável dos recursos naturais e outros problemas causados pelo homem. Quando nós ameaçamos nosso planeta, minamos nossa própria casa - e nossa sobrevivência no futuro", diz mensagem do então secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Surgido como um movimento universitário, o Dia da Terra converteu-se em um importante acontecimento educativo e informativo. Os grupos ecologistas o utilizam como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, da água e dos solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas e o esgotamento de recursos não renováveis.

Utiliza-se esse dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Essas soluções incluem a reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas.

Fontes: Wikpédia, Conferência de Estocolmo e Environmental Protection Agency

0
0
0
s2smodern

logo JRH down