Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O celular é hoje um companheiro inseparável para a maioria das pessoas. Seja no registro de imagens, filmes, busca por informações locais ou qualquer outra interação. Ainda mais quando se fala em viagens. As férias estão se aproximando e muita gente deve sair da cidade em busca de descanso e diversão.

Entretanto, o que ninguém quer é postar todos os momentos de uma viagem, falar com família e amigos, e na volta sofrer com surpresa na conta do celular. Por isso, para falar sobre a adequada utilização do plano de celular em viagem, Fábio Reis, diretor de Vendas da TIM Centro-Norte, traz oito dicas ao consumidor. Confira:

1. Para economizar – Confirme antes da viagem se a linha tem o serviço de roaming ativo. Para passeios nacionais, a dica é acompanhar o consumo de dados e ficar atento a cobranças adicionais.

2. Acompanhar o consumo – Em viagens nacionais é comum ficar mais conectado ao pacote de dados do que ao wifi. Por conta disso, para evitar atingir a franquia de dados do plano, é importante acompanhar o consumo e evitar uso desnecessário, que possa ocasionar o fim do plano de internet e a necessidade de contratação de um pacote adicional. “Uma boa forma de economizar os dados é desabilitar a atualização automática de aplicativos que consomem dados sem que o cliente perceba”, orienta Fábio Reis.

3. Roaming Internacional – Hoje, existem pacotes acessíveis que possibilitam o uso de dados e voz no exterior com segurança. A preocupação com o roaming é bastante frequente quando se trata de viagens internacionais. “O cliente pode pesquisar quais a alternativa que melhor se adequa a sua necessidade pelo site da TIM, em Roaming Internacional, ou no espaço TIM Viagens. A empresa disponibiliza o Pacote Passport, que tem combo de voz e dados com validade de 30 dias e o Pós Liberty Passport, com valor único por dia de uso, entre autras opções”, explica o especialista.

4. Entretenimento consciente – Para evitar imprevistos, é preciso estar atento ao uso de dados com músicas ou jogos no smartphone. Seja em viagens internacionais ou nacionais com franquia de dados excedidas, o cliente deve dedicar um tempo para baixar as músicas antes da viagem, com o objetivo de ouvi-las no modo off-line (sem conexão com a internet) e evitar jogos que precisem realizar download durante o uso. O aplicativo TIM Music by Deezer é uma excelente opção para ouvir músicas. Ele não desconta da franquia do pacote de dados em viagens nacionais e ainda oferece a opção de ouvir músicas salvas em modo off-line.

5. Aplicativos úteis – Existem aplicativos de compressão de dados que permitem diminuir o tamanho de imagens e vídeos, ajudando no compartilhamento e postagem dos conteúdos. Há também ferramentas que permitem ao usuário identificar quando o roaming está em uso e admite o bloqueio de alguns aplicativos para que eles só funcionem com o Wi-Fi em uso.

6. Ferramentas de localização off-line – Uma boa opção para quem quer utilizar mapas ou aplicativos para auxiliar na localização, mas não deseja gastar seu pacote de dados ou depender de wi-fi, são as ferramentas de localização e navegação que funcionam off-line. Existem também plataformas que informam sobre linhas de metrô na Europa e Estados Unidos, por exemplo. Há opções, ainda, que fornecem localização geográfica detalhada, exigindo conexão apenas para download do mapa. O acesso não necessita de internet.

7. Uso inteligente dos navegadores – Nem todos sabem, mas há navegadores em que é possível utilizar menos dados do que outros. Com menos megabytes, a navegação terá mais velocidade e economia na franquia de dados contratada. Alguns também permitem que suas páginas sejam carregadas em um local conectado e fiquem salvas para leitura off-line, sem necessitar usar o roaming ou carregá-las novamente.

8. Gastar o mínimo possível – Mas, se o objetivo for economizar e não houver necessidade de usar dados ou voz em viagens internacionais, o usuário deve manter o aparelho em modo avião durante o tempo que estiver no exterior. Se preferir limitar o uso apenas para ligações, deve desativar o roaming de dados do smartphone, função localizada nas configurações do celular.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down