Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Cientistas garantem que as novas gerações viverão muito mais, graças às descobertas e tecnologias que chegam com a evolução da medicina, a expectativa de vida pode ultrapassar 100 anos. Esse aumento de tempo provoca fortes consequências nos relacionamentos pessoais, sociais e profissionais. Na área profissional as questões englobam a locomoção, agilidade, convivência com gerações extremamente diferentes, novas maneiras de comportamento, qualidade de vida e até mesmo novos caminhos para ganhar dinheiro.

Para Ruy Leal, superintendente do Via de Acesso, um dos grandes desafios esta ligado ao convívio entre pessoas em âmbito profissional, ou em casa, no chamado “home office”. “Tudo caminha para que boa parte das operações empresariais ocorram com a participação de profissionais que realizam suas atividades por conexões virtuais, utilizando-se da internet. Afinal, a tecnologia é instrumento de vida e de trabalho desses jovens. E essa será a ferramenta que trará a maior agilidade ao trabalho. Burocracias, hierarquias e fluxos desnecessários estão com os dias contados. Pela agilidade que essa geração já possui nas redes sociais, na comunicação e no próprio celular, não será tolerado algumas praticas dos dias de hoje. Aliás, já se pode ver esse movimento em empresas modernas, as chamadas 4.0” Comenta Ruy.

Também é perceptível que o tempo de convivência das gerações XXI com o trabalho aumentará bastante. É plausível que sua relação com o mercado de trabalho ocorrerá por 50, 60, 70 anos ou mais. Essa condição impactará no caminho das novas gerações pelo meio empresarial. Ficará muito difícil os representantes dessas gerações terem uma única profissão ao longo de sua vida profissional, pois viverão mais.

Diante de um mundo novo e com tantas alternativas, será desaconselhável para o jovem XXI conservar a distância que mantém com o mercado de trabalho. Ele deverá compreender que os seus destacados preparos técnico e tecnológico somente terão melhor rentabilidade se somados ao preparo comportamental e à disposição para realizar sua parte na reconstrução econômica do planeta.

“Cabe a nós entendermos quais são as possibilidades para um futuro próximo e adaptarmos em benefício do mercado. Assim como coworking, homeoffice e empresas 4.0 estão em franco crescimento, as empresas que prezam pelo tradicionalismo tem pouca chance de sobrevivência. Ter essa nova geração nas dependências de uma empresa, pode ser uma boa alternativa no processo de transformação, sendo que essa iniciativa possibilita observar quais são as tendências da tecnologia que podem ser implantadas em nosso dia a dia.” Garante Leal.

Ruy Leal esta presente no mercado ha mais de 35 anos, com a atuação em capacitação de jovens para o ingresso no mercado de trabalho e na orientação de profissionais de Recursos Humanos e educadores sobre programas de estágios, coaching e mentoring. Foi Diretor da APARH DF e Conselheiro da APARH SP e é responsável por obras literárias do segmento em diversos países, entre eles é autor dos livros "Condutores do amanhã jovens que entram e dão certo no mercado de trabalho", "Superdicas para empreender seu próprio negócio", este também em audiolivro e Superdicas para o Jovem Escolher Bem sua Profissão. Atualmente é Superintendente Geral do Instituto Via de Acesso, organização da Sociedade Civil de caráter sócio-educacional e de assistência social de Interesse Público.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down