jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A corporação roraimense vai contar com uma programação bastante movimentada até o dia 2 de julho consagrada à data

2406 Bombeiros2O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima comemora no próximo dia 2 de julho, o Dia do Bombeiro Brasileiro. Para celebrar a data, a corporação preparou uma vasta programação que se estenderá de 27 de junho a 2 de julho, com atividades internas para os militares e para o público em geral.

A abertura oficial do evento acontecerá nesta segunda-feira (27), às 07h30, no Quartel do Comando Geral, na Avenida Venezuela, com um culto ecumênico. Em seguida será ministrada uma palestra motivacional pelo Centro de Qualidade de Vida. Logo depois será servido um café da manhã.

Nos dias 28 e 29, iniciam-se na Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares de Roraima as atividades desportivas e de saudade voltadas aos militares. Serão realizadas competições nas modalidades de vôlei, futebol, tênis de mesa, natação, canastra e dominó. Avaliações físicas, testes de glicemia e aferição de pressão arterial também serão disponibilizadas aos militares.

No dia 30 de junho ocorre a 4ª Corrida Bombeiro de Aço. A prova será disputada entre militares da corporação, no Quartel do Comando Geral. A atividade consiste em uma prova de velocidade, na qual o bombeiro precisa cumprir no menor tempo possível um percurso que envolve atividades comuns à vida de um bombeiro como: subida na corda, comando crow (transpor dois pontos sobre uma corda), subida na torre de treinamentos, içamento de mangueiras, descida de rapel e corrida.

Já no dia 1º de julho, os bombeiros farão atividades de entretenimento com os alunos da Escola Luiz Rittler Brito de Lucena, no bairro Nova Cidade. Às 17 horas será a largada da Corrida do Fogo. Às 18 horas será realizada uma aula de Zumba, na área externa do Quartel do Comando Geral, para os bombeiros e familiares.

Ainda no dia 1º inicia-se uma exposição de materiais, equipamentos e veículos do Corpo de Bombeiros no Garden Roraima Shopping, no bairro Caçari. A exposição ocorrerá na sexta-feira e sábado, no horário das 14 às 22 horas.

A semana encerra-se no dia 2 de julho com uma formatura geral alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro. O evento ocorrerá em frente ao Palácio Senador Hélio Campos, a partir das 8 horas.

O comandante geral, coronel Edivaldo Cláudio Amaral, destacou que a semana alusiva aos profissionais é muito importante e estimulante para todos os integrantes da corporação “Temos a missão de servir com dedicação preservando o patrimônio, a vida e o meio ambiente da sociedade roraimense garantindo o bem-estar da nossa população. Tenho o privilégio de comandar nossa jovem corporação. Parabenizo os militares do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima e estendo as felicitações aos valorosos bombeiros militares do Brasil”, disse.

CAMPANHAS – Como parte da programação da Semana do Bombeiro, a corporação também está realizando uma campanha de arrecadação de recipientes para coleta de leite materno. Os militares também estão sendo incentivados a doarem sangue ao Hemocentro e a conquistar novos doadores.

A HISTÓRIA - No dia 2 de julho de 1856, foi assinado pelo imperador D. Pedro II, o decreto 1.775, que regulamentou pela primeira vez o serviço de extinção de incêndios no Brasil. Naquela época, ao som do badalar dos sinos, os incêndios eram apagados "mão-a-mão", ou seja, era feita uma corrente de pessoas, ficando a primeira na beira de um poço enchendo os baldes de água e as demais, passando adiante. Neste trabalho, eram engajadas todas as pessoas, velhos, moços e até crianças.

Os primeiros 10 bombeiros foram treinados a trabalhar precariamente, em um carro puxado por cavalos no qual carregavam as pipas d’água. Somente em 1887 é que os bombeiros passaram a receber equipamentos de boa qualidade, entre eles uma bomba com mangueira.

Já em 1891, houve um aumento considerável no efetivo de homens, e até 50 aparelhos telefônicos foram instalados para facilitar e agilizar o serviço. Além da cavalaria, foram também adquiridas seis bicicletas para fazer a ronda. Nesta época, utilizavam-se cornetas para fazer os alarmes.

Na atualidade, os bombeiros desenvolvem muitas outras funções, além do combate ao fogo. Eles socorrem vítimas de catástrofes naturais, resgatam pessoas, e também atendem chamados para capturar animais soltos que oferecem perigo à população. Como "anjos da guarda" não têm folga, os bombeiros trabalham 24 horas por dia e comemoram o dia 2 de julho trabalhando.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down