jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O encontro nacional reuniu os maiores especialistas da psicanálise

1909 Jussara Barbosa com a psicanalista Lenita PachecoA XXXIV Jornada de Psicanálise do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais reuniu nesse fim de semana profissionais de todo o país, ligados à área da psicologia e da psicanálise, para discutir a temática Laços familiares: um enigma, que envolve questões relacionadas a violência familiar, a função materna, a adolescência, dentre outros. A psicóloga Jussara Barbosa representou Roraima no encontro nacional. Além da troca de conhecimento, houve discussões acerca dos problemas familiares atuais.

Da família patriarcal da época freudiana aos novos arranjos, desarranjos, rupturas e rearranjos familiares do século 21, às novas tecnologias médicas e científicas e, às mudanças dos valores morais, sociais, ao fortalecimento do feminino, 1909 Jussara Barbosa com o psicanalista Alfredo Jerusaliskydo materno, aos pares homossexuais que desejam ser pais, ao surgimento de novas formas de parentalidade, aparecem questionamentos, dúvidas, problemas éticos, políticos, jurídicos e de autoridade, que dizem respeito à educação dos filhos. A Jornada foi organizada com o propósito de discutir e esclarecer temas sobre o universo das famílias contemporâneas,

Entre os conferencistas, estavam nomes importantes da psicanálise, como Alfredo Jerusalinsky, presidente da Associação Psicanalítica de Porto Alegre e membro da Association Freudienne Internationale. Ele apresentou o tema “Que quer dizer “família” hoje? Consequências subjetivas de uma nova poligamia”. Já a escritora e psicanalista Lenita Pacheco, membro do Instituo Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM), abordou os “Efeitos da alienação parental” e o “Abandono afetivo: o corpo falante de uma criança”, temas recorrentes em causas do Direito de Família. - Vêm ocorrendo muitas mudanças na família, em virtude da formação de variados tipos de enlaçamentos amorosos e da ocorrência de separações e divórcios, o que torna necessário o trabalho interdisciplinar com a troca de saberes, explicou Pacheco.

Para a psicóloga Jussara Barbosa, a Jornada do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais foi extremamente importante, porque abordou questões que dizem respeito aos laços familiares, que constituem verdadeiros enigmas da atualidade. – Em meu consultório recebo pacientes que enfrentam situações diversas e este encontro serviu para que pudéssemos debater e refletir sobre temas essenciais do dia a dia de uma família, finalizou.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down