Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

1703 Ronda Maria da Penha

A Caravana da Mulher está percorrendo o Estado e levando neste mês de março, serviços voltados principalmente ao público feminino. E agora será a vez de Boa Vista, nesta quinta e sexta-feira (16 e 17), receber o mutirão da cidadania, no Colégio Militar Estadual Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena, no bairro Nova Cidade.

Durante o evento será entregue a segunda viatura caracterizada que atuará no atendimento do programa Ronda Maria da Penha. A programação da Caravana tem início nesta quinta-feira, com o Cine Caravana, a partir das 18h30, e na sexta-feira, os atendimentos serão realizados das 9h às 15h.

Agora serão duas viaturas e um efetivo de vinte homens direcionados exclusivamente a esses atendimentos na capital, com uma atuação mais abrangente pela cidade e ainda mais agilidade.

A secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Emília Campos, explica que a Setrabes atua permanentemente no aprimoramento políticas voltadas às mulheres, mas neste mês, está potencializando esse trabalho.

“São serviços essenciais que estão sendo ofertados por meio da Caravana da Mulher, incluindo atendimentos de saúde, orientações sobre temas que envolvem o universo feminino, além das atividades culturais como as oficinas de artesanato”, explica.

Ronda Maria da Penha – Lançado em agosto de 2016 para auxiliar no combate à violência contra a mulher, o Ronda Maria da Penha, desenvolvido pelo Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), em parceria com o Tribunal de Justiça de Roraima, está sendo ampliado em Roraima.

Caravana na capital - Na quinta-feira, a partir das 18h30, serão ministradas palestras voltadas às mulheres sobre a Lei Maria da Penha, realizada pela Setrabes (Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social), por meio da CEPPM (Coordenação Estadual de Políticas Públicas para Mulheres), além de orientações sobre combate ao uso de drogas, realizada pela Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública).

No mesmo local, na sexta-feira, das 9h às 15h, a população terá à disposição mais de 70 serviços. A Setrabes levará palestras sobre nutrição na infância e adolescência com a Caisan RR (Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional); recreação para as crianças com a equipe do Peti RR (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil); atendimentos e pré-cadastro com a equipe do Balcão de Ferramentas; cursos de artesanato oferecidos pela equipe do PAR (Programa de Artesanato de Roraima); visitas e atendimentos realizados pela equipe do Crédito do Povo; palestra sobre os direitos da pessoa idosa; orientações e preenchimento de fichas para aquisição do passe livre de transporte intermunicipal e interestadual para pessoas com deficiência. Além disso, a equipe da Rede Cidadania Atenção Especial visitará as residências para verificação e levantamento das pessoas com deficiência.

Os serviços específicos para o público feminino incluem atendimentos psicossociais e palestras sobre enfrentamento à violência contra a mulher, a serem realizados pela Coordenação Estadual de Políticas para Mulheres.

Na ocasião, em parceria com a Coordenação, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) prestará atendimento. A Polícia Rodoviária Federal realizará campanha de combate ao tráfico de mulheres, a OAB-RR fará atendimento jurídico e Defensoria Pública oferecerá assistência jurídica.

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) também fará a emissão de CPF pelo Programa Nacional da Trabalhadora Rural. E elas também poderão fazer a inscrição para 120 vagas do curso de informática básica para mulheres.

Haverá ainda atendimentos em saúde e realização de exames, orientações e assistência técnicas aos produtores rurais; atendimentos do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), palestras ambientais e atendimentos pela Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima); consulta a processos e informações sobre regularização fundiária pelo Iteraima (Instituto de Terras de Roraima), emissão de Carteira de Trabalho pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), entre outros.

A Caravana que está homenageando as mulheres neste mês de março teve como primeira parada o município de Alto Alegre, onde realizou 3.840 atendimentos. Os próximos municípios a receberem a Caravana da Mulher serão Rorainópolis (24) e Caracaraí (31).

Agenda da Caravana da Mulher

Dia 17 – Boa Vista (Escola Estadual Rittler de Lucena, Nova Cidade, em Boa Vista)
Dia 25 – Rorainópolis (Escola Estadual Padre Eugenio Possamai)
Dia 31 – Caracaraí (Escola Estadual Presidente Castelo Branco)

0
0
0
s2smodern

Boa Vista

PUBLICIDADE

logo JRH down