Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

As Forças de Segurança de Roraima intensificaram na manhã deste sábado (20/1) as buscas aos foragidos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo – PAMC. As ações contam com o apoio de um helicóptero cedido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente - Ibama. O trabalho começou às 7h, sobrevoando áreas previamente mapeadas pela Polícia.

Conforme a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania – Sejuc já foram recapturados 13 fugitivos. No início da noite desta sexta-feira (19/1) foi concluída a contagem dos detentos, tendo sido confirmada a fuga de 92.

Além disso, foram identificadas e presas, três pessoas que teriam ajudado nessa fuga, sendo que uma delas tem passagem pela Polícia. Elas foram responsáveis por causar uma pane no sistema de fornecimento de energia elétrica da unidade prisional no momento da fuga.

Dos foragidos, até o momento 10 foram identificados. São eles: Fernando Goes Pereira, Felipe France Fidelis Lemos, Eliercio da Silva Peixoto, Fábio Martins da Silva, Mayke Roberto de Souza da Silva, Nilton José Abraão, Getúlio Pinho Tomis, Marcelo Magalhães da Silva, Waldenilton Pereira Joaquim e Francisco da Silva Kaitan.

Todas as forças policiais do estado estão mobilizadas na recaptura dos criminosos. O policiamento nas barreiras foi reforçado, inclusive na fronteira com a Venezuela, para onde parte dos foragidos deve se dirigir em busca de armas e drogas, conforme levantado pelo serviço de inteligência.

Equipes da Divisão de Inteligência e Captura - Dicap da Secretaria de Justiça e Cidadania, da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e da Secretaria Estadual de Segurança Pública - SESP estão desde as primeiras horas do dia de ontem nas buscas pelos foragidos.

A Polícia Civil de Roraima vai instaurar procedimento para apurar a responsabilidade de todos os envolvidos na fuga de detentos da PAMC, incluindo a Força Nacional de Segurança, que está em Roraima há um ano com a atribuição de realizar o patrulhamento externo do presídio. Os criminosos escaparam por um túnel localizado a 50 metros de distância de onde deveria ter uma guarnição da FNS.

O procedimento vai apurar a responsabilização da FNS, no que diz respeito à presença, ou não, dos agentes no perímetro externo do presídio no momento da fuga dos criminosos que se evadiram e das pessoas que agiram fora do presídio para garantir a fuga e dar esconderijo dos foragidos. “Vamos apurar a responsabilidade de todos os envolvidos nessa fuga, seja por ação ou omissão e encaminhar para a Justiça”, informou a delegada geral da Polícia Civil, Edneia Chagas.

Em dezembro do ano passado o Governo de Roraima solicitou do Ministério da Justiça a substituição dos agentes da FNS por homens do Grupo de Intervenção Penitenciário, para que eles possam reforçar a atuação também dentro do presídio e não apenas no perímetro externo, como é feito atualmente. "Sem querer desmerecer a Força Nacional, ou mostrar ingratidão ao Ministério da Justiça, mas com essas restrições a Força Nacional não nos serve", afirmou o secretário da Sejuc, Ronan Marinho.

LISTA DE FORAGIDOS – A Sejuc disponibilizou a lista completa com fotos, nomes e informações mais detalhadas sobre cada um doa 92 presos que fugiram na madrugada desta sexta-feira. Também estão disponíveis à população os telefones 0800-278-0130 (ligação gratuita) ou 99139-9529 (whatsApp) para quem tiver informações que possam levar ao paradeiro dos foragidos. A denúncia também pode ser feita pela página da Dicap no Facebook, no endereço dicap.rr, ou pelo 192. Não é necessário se identificar.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down