Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

2109 Deputado Chagas foto de Charles Wellington 3A Guerra dos Farrapos, e toda a história do povo gaúcho a partir do histórico dia 20 de setembro de 1835, foi tema do pronunciamento do deputado Coronel Chagas (PRTB), durante a sessão de terça-feira, 20. Ele parabenizou os gaúchos, nome dado aos nascidos no estado do Rio Grande do Sul, e enfatizou a contribuição deles para a economia de Roraima nas áreas de produção de grãos, na pecuária, indústria moveleira, ceramista, madeireira e no comércio, gerando emprego e renda.

Nascido no Rio Grande do Sul e “roraimense de coração”, como disse durante o discurso, Chagas homenageou seus conterrâneos “que escolheram Roraima para viver, construir família e criar os filhos, 2109 Revolucao Farroupilha2crescer, assim como os demais brasileiros que vieram de outros estados”.

Sobre a data histórica, o parlamentar lembrou que a guerra, motivada pelos altos impostos cobrados pelo Império na venda de produtos comercializados e produzidos pelo povo gaúcho, reunia produtores liderados por Bento Gonçalves, militar brasileiro e um dos líderes da Revolução Farroupilha.

“Não foi uma guerra apenas do Rio Grande do Sul e dos estados sulistas, mas de todo o país porque ela inspirou também muitas outras manifestações relevantes no nosso país e possibilitou que a vida fosse mais justa nos idos do século dezenove”, disse.

Os 10 anos de guerra, segundo ressaltou o parlamentar, foi o maior levante que teve contra o Império naquele século. Após esse período, houve o entendimento entre o governo imperial e foram reduzidos os impostos, o que tornou mais justa a carga tributária naquele período.

“O povo gaúcho comemora anualmente o dia 20 de setembro, essa data importante para o país, realizando a Semana Farroupilha. Em todos os estados brasileiros, e em alguns países, há um Centro de Tradições Gaúchas (CTG), visando relembrar essa data, comemorando a Guerra dos Farrapos”, destacou.

A tradicional Semana Farroupilha, realizada todos os anos pelos gaúchos em cada localidade onde há colônia gaúcha, inclusive Roraima, encerra nesta terça-feira, dia 20. Por isso, o deputado Coronel Chagas aproveitou para fazer o convite para que todos compareçam ao CTG Nova Querência, no bairro Aeroporto, para prestigiar a música e a gastronomia gaúcha, no encerramento da programação.

SAÚDE – Em aparte, o deputado Joaquim Ruiz (PTN) destacou a importância dos gaúchos na história de Roraima. “Vários gaúchos vieram ao nosso Território por meio do Projeto Rondon e deram uma imensa contribuição na saúde pública do Estado. Um dos primeiros laboratórios de análises clínicas aqui é de um gaúcho”, afirmou.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down