Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Eventos acontecerão em Boa Vista e São João da Baliza, realizados pelas Câmaras Municipais

Boa Vista e São João da Baliza serão palco de atos públicos, nos dias 14 e 15 de maio, em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). As Câmaras Municipais das 2 cidades, com apoio do vereador Genival da Enfermagem (PTC), mobilizarão a população em prol da saúde pública, uma luta que já vem se desenrolando há algum tempo em todo o território nacional.

Com o tema "O SUS pede Socorro", os atos públicos terão como objetivo apoiar o Conselho Nacional de Saúde (CNS) contra a Emenda Constitucional nº 95, que traz graves prejuízos à população brasileira. Aprovada pelo Congresso Nacional em 2016, a emenda congela investimentos na saúde e em outras áreas essenciais, como a educação, pelos próximos 20 anos.

Em agosto do ano passado, o CNS começou a coletar assinaturas em apoio a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.658 que visa vetar a EC nº 95/2016. A meta é alcançar 3 milhões de assinaturas em todo o país. As primeiras 50 mil coletadas já foram entregues no Supremo Tribunal Federal (STF) durante a 1ª Semana Nacional da Saúde, no mês passado. Esse trabalho aqui em Roraima tem contato com o esforço do vereador Genival da Enfermagem.

Conforme o conselheiro nacional Wanderley Gomes da Silva, no seguimento de Usuários, que participará dos atos públicos em Roraima, a emenda acelera o desmonte da saúde pública no país. "Em 20 anos de vigência da EC nº 95 o prejuízo de investimentos será R$ 430 bilhões. Incide diretamente na oferta de saúde e na qualidade do serviço. Por isso, a revogação é uma necessidade urgente", pontuou.

Em audiência pública realizada pela Câmara de Boa Vista, no mês passado, representantes dos Conselhos Estadual e Municipal de Saúde, Sindicato de Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde, Conselho Regional de Odontologia, OAB Seccional Roraima e representantes de várias entidades civis reuniram-se para tratar sobre os reflexos da EC nº 95/2016.

ATOS PÚBLICOS - Em Boa Vista, o ato público em defesa do SUS acontecerá na segunda-feira (14), a partir das 16h, na Praça Fábio Marques Paracat, em frente à Câmara Municipal. No município de São João da Baliza, a mobilização ocorrerá na terça-feira (15), a partir das 17h, na praça de alimentação, também em frente a sede da Câmara Municipal.

SEMANA DA ENFERMAGEM - Em 12 de maio, é celebrado o Dia Mundial do Enfermeiro e 20 de maio, Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. As datas compreendem a Semana da Enfermagem e foram criadas em homenagem a dois grandes personagens da enfermagem no mundo: Florence Nightingale e Anna Nery. A última, enfermeira brasileira e primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down