Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O senador Rudson Leite (PV-RR) participou nesta segunda-feira (11) da apresentação de um projeto piloto de eficiência energética que será implementado em Roraima. O estado foi escolhido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que elaborou o projeto, por seu custo atual de produção de energia ser o mais caro do país, e também por seu potencial para investimentos no setor.

O projeto prevê a economia de energia com a substituição de equipamentos de alto consumo por aparelhos mais eficientes, entre eles geladeiras, lâmpadas, condicionadores de ar, além de mudanças e ações de sensibilização para uso racional de energia. A economia objetiva gerar futuramente redução na conta de energia.

A proposta também prevê a instalação de painéis solares nas residências. O senador Rudson chamou atenção para que talvez haja a necessidade de trocar os telhados das casas para que os painéis sejam instalados.

“A maioria das casas do estado são cobertas com telhas velhas de amianto, que além de serem fabricadas com material cancerígeno e proibidas em quase todo o mundo, pelo estado de conservação podem atrapalhar a instalação dos painéis”, comentou o senador.

O senador também não vê motivos de se investir em uma energia limpa e renovável, mas manter a cobertura das casas que causam riscos à saúde e ao meio ambiente. “Além de diminuir a conta do consumidor, também é forte o desejo de oferecer novas fontes de energia ao nosso estado. Prioritariamente energias limpas. Vamos trazer essa preocupação também para outras esferas”, finaliza Rudson.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down