jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O uso de energia solar através de painéis solares fotovoltaicos poderá ser implantado nas escolas da rede pública e rede hoteleira de Roraima, caso os deputados estaduais aprovem o projeto de lei do deputado Eder Lourinho (PTC). O pedido foi protocolado dia 8 passado na ALE - Assembleia Legislativa de Roraima. O projeto propõe a conversão de energia solar em energia elétrica para garantir maior eficiência e menor custo para as escolas públicas e rede hoteleira.

Segundo o parlamentar, a matriz de energia elétrica brasileira é predominante pelas usinas hidroelétricas, mas com a crescente preocupação ambiental, as fontes alternativas ganham mais espaços.

“O projeto visa não só o incentivo para o aproveitamento da energia pura, mas principalmente a diminuição de custos públicos, haja vista a demanda de escolas públicas e rede hoteleira do estado”, explicou.

Eder Lourinho garante que a instalação de energia solar nas escolas públicas vai trazer grandes benefícios à educação, ao meio ambiente e ao governo. “A energia solar é a fonte mais expressiva de energia que existe em nosso planeta, pois é renovada diariamente e é fornecida abundantemente à superfície terrestre, de forma permanente”, disse Lourinho lembrando que o Brasil é um País rico em potencial energético solar, principalmente no estado de Roraima”.

Os sistemas fotovoltaicos, nos últimos anos, têm se apresentado como uma fonte viável de geração de energia elétrica em diversos países do mundo. Baseado nessas informações, Eder Lourinho acredita que esses sistemas surgiram como uma alternativa às fontes poluentes de energias presentes, por serem consideradas limpas e inesgotáveis.

“Precisamos incrementar a tecnologia fotovoltaica no Brasil, com maiores investimentos, incentivos governamentais e legislação especifica para ser utilizada em larga escala”, concluiu.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down