jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Projetos contratados irão substituir usinas térmicas de baixa eficiência energética por outras de fontes renováveis com menor custo financeiro

O deputado federal Nicoletti (PSL/RR) participará nesta sexta-feira (31), em São Paulo, de leilão a ser realizado pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica para suprimento de energia à capital de Roraima, Boa Vista, e às localidades conectadas no Estado.

O leilão, que ocorrerá na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, é uma medida estruturante do Governo Federal para melhorar a qualidade do fornecimento em Roraima. Os projetos contratados irão substituir as usinas térmicas de baixa eficiência energética por outras mais eficientes e de fontes renováveis com menor custo financeiro.

No total, 156 empreendimentos estão cadastrados para participar do leilão, somando cerca de 6.000 MW de potência, o que inclui opções de suprimento que vão desde usinas solar fotovoltaicas, eólicas, a gás natural, biomassa, biodiesel e biogás até projetos que contam com o armazenamento de energia elétrica em baterias. Além disso, soluções híbridas, que aliam mais de uma fonte energética, também estão entre as alternativas.

Nicoletti acompanhará todo o processo do leilão até a definição dos empreendimentos a serem contratados. O parlamentar ressalta que a medida é fundamental para diversificar a matriz energética do estado. “A situação energética em Roraima é absolutamente emergencial”, aponta.

“Após reiteradas articulações junto ao Governo Federal, já tivemos uma vitória com a obra do Linhão de Tucuruí iniciando já no segundo semestre deste ano. Contudo, ainda é necessário viabilizar outras medidas que contribuam para ampliar a matriz energética em Roraima e frear as constantes quedas de energia nos municípios roraimenses”, completa o deputado federal Nicoletti.

De acordo com a ANEEL, o início do fornecimento está previsto para 28 de junho de 2021.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down