jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Os membros do Cedes - Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados aprovaram, ontem, terça-feira (11), os temas prioritários para o biênio 2019/2020. Educação, custos tarifas de energia elétrica, dívida pública, saúde e cidades inteligentes foram os temas definidos pelo atual colegiado, que terá pela frente o desafio de aprofundar discussões e buscar soluções inovadoras para o país.

Entre os temas aprovados, está a proposta dos deputados Haroldo Cathedral (PSD-RR) e Francisco Júnior (PSD-GO) de Cidades Inteligentes. O estudo pretende identificar boas práticas que possam ser adotadas e multiplicadas para melhorar a qualidade de vida da população nos centros urbanos brasileiros. Para o deputado Haroldo, o referido projeto vem ao encontro desta busca atual por um novo modelo de governança e eficiência de gestão.

“A ideia é integrar os setores da administração pública com as necessidades da sociedade, a fim de desburocratizar o atendimento e universalizar o acesso aos serviços. Isso permitirá o aumento do controle dos gastos públicos e melhoria dos processos decisórios de interesse da coletividade”, afirmou.

O tema Custo da Energia Elétrica foi proposto pelo deputado José Priante (MDB-PA) e terá como objetivo buscar alternativas capazes de reduzir as disparidades tarifárias aplicadas em cada região e estado do país. No tema Educação, o Cedes vai analisar as causas e as consequências da evasão escolar, além de contemplar a formação e a remuneração dos professores, a qualidade do ensino público e a participação da sociedade na educação brasileira.

Sobre a questão da Saúde Pública, a proposta do deputado Dr. Luiz Ovando (PSL-MS) é investigar o impacto resolutivo e econômico na saúde do credenciamento de clínico. A Dívida Pública Brasileira é outro tema que volta a ser objeto de estudo, após 14 anos da realização da primeira publicação do Cedes.

De acordo do Haroldo Cathedral, todas as propostas aprovadas serão integradas em um grande projeto voltado para o fortalecimento da cidadania e melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

Os estudos empreendidos pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara Federal vão resultar em relatórios de alta especialização técnica e cientifica, com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do país. Esses documentos servirão de instrumentos de fundamentação para elaboração de Projetos de Lei e Indicações ao Poder Executivo.

 

0
0
0
s2smodern

logo JRH down