jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Projeto leva a Carta Magna de forma prática e acessível para alunos da rede pública estadual

Sexta-feira passada, dia 21 de junho, o senador Mecias de Jesus (PRB-RR), deu início ao projeto de levar a alunos na faixa etária de 12 a 17 anos, da rede pública estadual de ensino a cartilha “Constituição em Miúdos”. Na ocasião ele estava acompanhado do deputado federal Jhonatan de Jesus (PRB-RR), e com os deputados estaduais Gabriel Picanço e Renan Filho.

Pensando em agregar conhecimento na vida dos estudantes da rede estadual de Ensino de Roraima, o senador Mecias de Jesus, entregou mais de mil exemplares da cartilha nas escolas Maria das Dores Brasil, no 13 de setembro, Professor Camilo Dias, no Liberdade, e na Escola Militarizada Luiz Ribeiro de Lima, no Equatorial.

O evento contou com 2 profissionais na área jurídica, os advogados, Ramon Silva e Caio Mendes, que ministraram as palestras com o objetivo de facilitar o entendimento de forma prática e acessível as leis que regem o nosso país.

“O objetivo do projeto é levar aos estudantes da rede estadual de ensino, pequenas partes da constituição em linguagem simples e de fácil entendimento. O aluno irá entender como se inicia e como se termina um Projeto de Lei, uma Emenda Constitucional e acima de tudo irá saber todos os seus direitos e deveres”, explicou o senador. Em breve estudantes de outras escolas serão atendidos com o projeto.

2406 Senador Mecias de Jesus

O Projeto - A Constituição Federal de 1988 é considerada pela comunidade jurídica nacional e internacional como a Constituição Cidadã. Ela contém a excelência da democracia, o respeito aos Direitos Humanos e o pleno exercício da cidadania, formando um conjunto de normas que tem como princípio máximo, a proteção à dignidade da pessoa humana.

Mas de nada adiantaria se estas garantias e previsões legais estivessem apenas na rebuscada linguagem jurídica. Cada frase do seu texto precisa ser entendida e praticada pelos seus cidadãos. Neste sentido, a obra “Constituição em Miúdos” tem um papel relevante na vida dos adolescentes e jovens que dela fizerem uso, principalmente por trazer o texto constitucional em uma linguagem simples e acessível.

Os jovens leitores se identificação com os personagens da obra, que conseguirão transmitir importantes conceitos constitucionais como se estivessem conversando entre si. Enquanto se divertem com as leituras dos diálogos, será possível entender sobre direitos fundamentais, saber qual o papel de cada poder da União, aprender como funciona a previdência social e até mesmo ter noções sobre as contas públicas.

Isto contribuirá para a construção de uma consciência que irá crescer junto com o leitor. A partir deste momento, ele poderá se tornar um efetivo agente transformador de sua realidade, pois esta obra promove a reflexão sobre as garantias constitucionais, bem como a efetividade e aplicabilidade dos direitos e deveres previstos na Carta Magna, sempre com um único objetivo: formar, em todos, a consciência cidadã, que nos é necessária para tornar realidade o que a Constituição prevê para nosso País.

“Como senador da República, sinto-me honrado em poder cumprir parte de meu papel institucional e possibilitar a aproximação do cidadão com a legislação pátria. Espero que esta obra seja de bom e proveitoso uso para todos”, finalizou Mecias.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down