jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Roraima contará com a Unidade Avançada de Prevenção de Câncer do Hospital de Amor de Barretos. A informação foi prestada pelo coordenador da bancada de deputados federais do Estado, Hiran Gonçalves (Progressistas), anunciando para esta segunda-feira, 1º de julho, o lançamento do projeto de construção do prédio, cuja cerimônia acontecerá às 18h30, no Palácio Senador Hélio Campos.

A apresentação do projeto será feira pelo diretor médico das unidades de prevenção do Hospital de Amor, Rafael Haikel Junior. Conforme o deputado Hiran a instalação da unidade em Boa Vista fazia parte de um sonho que veio sendo construído, desde o primeiro mandato na Câmara Federal.

Está prevista para nove meses a conclusão da obra. “A concretização desse sonho só foi possível com a atuação da bancada de Roraima que garantiu, por meio de emenda parlamentar ao orçamento da União de 2019, recursos na ordem de R$ 30,8 milhões para construção dessa unidade avançada de prevenção de câncer em Roraima, vinculada ao Hospital de Amor de Barretos”, destacou Gonçalves.

FUNCIONAMENTO - O Projeto conta com uma unidade fixa de exames e diagnósticos, além de uma unidade móvel, adaptada para a realização de mamografia digital, exame de papanicolau e rastreamento de câncer de pele. Além da estrutura móvel que realizará o primeiro exame, a unidade fixa contará com exames de ultrassonografia de mama, biopsia de mama e colo de útero, cirurgias de pele e mama, além de consultas médicas nestas especialidades e aulas de educação continuada para os profissionais de saúde da região.

A unidade de diagnóstico e prevenção, atenderá as cidades de uma região pré-estabelecida, realizando todos os exames de elucidação diagnostica. A área a ser atendida com esta unidade será de aproximadamente 800.000 habitantes e um raio de cerca de 250 quilômetros de raio.

Objetivo desta unidade de diagnóstico e prevenção de câncer é implantar, monitorar e avaliar um programa de detecção precoce do câncer de mama e colo de útero com base em exames apropriados e da mais alta qualidade, melhorando assim a qualidade de vida e promovendo um aumento na sobrevida livre de doença.

O programa de rastreamento caracteriza-se pela busca ativa, ou seja, a população será amplamente informada sobre a disponibilidade dos exames e incentivada a realizá-los. Também é característica do programa de rastreamento organizado, o acompanhamento regular dessas pacientes, com reconvocação a cada 2 anos, enquanto pertencer a faixa etária elegível ao programa.

Assim, a construção de uma unidade desse importante hospital, de referência mundial, irá inaugurar uma nova fase na oferta de tratamento adequado para a população que mais necessita.

“O Hospital do Amor de Barretos atendeu nos últimos anos, um número considerável de pacientes de vários municípios de Roraima e supriu uma lacuna profunda do Estado em não oferecer tratamento com radioterapia indicados para alguns casos de doenças oncológicas. É importante ressaltar que os pacientes atendidos na rede de hospitais da entidade recebem uma assistência integral e completamente gratuita, pois as despesas são custeadas pelo SUS e por doações filantrópicas para o Hospital de Amor”, informou o parlamentar.

O deputado Hiran Gonçalves considera a construção da unidade em Roraima “um momento histórico que deve contar com o engajamento de toda a sociedade pública e privada”.

Um ofício foi enviado à classe empresarial de Roraima para dar conta da dimensão da obra e da abrangência sobre a saúde pública do Estado e também para confirmar a participação e o apoio de todos os empresários para o sucesso do projeto.

COLETIVA - Logo após o término da solenidade, será realizada uma coletiva de imprensa para que possam ser dados maiores esclarecimentos por parte das autoridades aos veículos de comunicação sobre a iniciativa da obra, seu desenvolvimento e os projetos na área da saúde oncológica que a unidade vai executar.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down