jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O deputado Haroldo Cathedral (PSD-RR) comemora a decisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) pela retomada das exportações de frutas do Estado de Roraima, com outras unidades da Federação. Na terça-feira (3), foi divulgada a conclusão do relatório realizado auditores ficais do Ministério, com parecer favorável à reabertura do trânsito vegetal em Roraima.

Haroldo Cathedral atuou junto ao MAPA para a implementação de ações integradas de combate à Mosca da Carambola. No dia 06 de agosto, ele esteve em mais uma reunião com o secretário-executivo do Ministério, Marcos Montes, para cobrar ações emergenciais. Estiveram presentes também o superintendente do MAPA em Roraima, Plácido Alves, e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Roraima, Sílvio de Carvalho.

Na oportunidade, Haroldo Cathedral falou sobre o impacto desta suspensão no setor produtivo de Roraima e solicitou a liberação de recursos para que o Estado pudesse se adequar às exigências previstas na Instrução Normativa n° 28 de 2017. A gestão do parlamentar possibilitou o restabelecimento dos repasses financeiros e adoção de medidas de controle da praga da Mosca da Carambola pela Agência Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (ADERR).

“Nossos esforços junto ao Ministério resultaram na liberação de recursos, na ordem de R$ 1 milhão, para a normalização das atividades de controle das áreas livres da praga em Roraima. Como o repasse, o serviço de monitoramento nas barreiras fitossanitárias foi restabelecido e todos os aspectos exigidos pelo MAPA foram sanados. Agora, este relatório favorável dos auditores vai subsidiar o parecer da Resolução para a efetiva reabertura do trânsito de frutos hospedeiros em Roraima”, afirmou o deputado.

Haroldo Cathedral ressalta a importância da decisão para o setor produtivo. “Fico feliz de ter atuado diretamente neste entrave ao nosso desenvolvimento econômico. A reabertura das exportações de frutas significa uma grande conquista para os fruticultores de Roraima. É importante destacar a atuação de toda Bancada Federal e em especial do senador Telmário Mota (Pros-RR) para a suspensão da resolução, que impediu a comercialização de frutos hospedeiros. Esta decisão beneficia mais de 20 mil produtores regionais e fortalece nossa economia, garantindo mais emprego e renda à população”, salientou.

A previsão é que até esta sexta-feira, dia 6 de setembro, seja publicada a resolução no Diário Oficial da União.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down