jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O ex-senador Romero Jucá, após 3 anos e meio no comando da Executiva Nacional do MDB perdeu seu importante e desgastado posto para o deputado federal Baleia Rossi (SP), 47 anos. A oficialização do novo presidente novo e mais jovem presidente nacional do MDB, em eleição de chapa única realizada neste domingo (06/10), em Brasília, durante a convenção nacional que renovou ainda o diretório e a Executiva da sigla.

0610 Ex senador Romero JucaEm sua página no Face Book, o ex-senador e presidente do desgastado MDB justificou a entrega da sigla ao líder da bancada na Câmara, Baleia Rossi, dizendo que não concorreu por questão pessoal, mas que aposta nesta renovação e diz que continuará fazendo parte do Conselho Político do MDB e da Executiva Nacional.

Desde 2018 o partido tem sofrido baixas grandes, a exemplo do Senado, onde tinha uma bancada com 19 integrantes e foi reduzida a 12 parlamentares, além de perder a presidente para Davi Alcolumbre (DEM-AP). Na Câmara o desgaste foi maior, caindo de 51 para 34 parlamentares, o que levou o novo presidente reivindicar uma renovação. O MDB que sempre esteve integrado a todas as administrações anteriores. Em seu discurso Baleia Rossi disse que o partido precisa se reinventar e viver sem participar da base aliada do governo.

Em sua justificativa o ex-senador Jucá e hoje lobista diz que vinha há muito vinha buscando um nome de consenso. A eleição do presidente Bolsonaro foi de grande prejuízo para o MDB que perdeu dinheiro e teve alguns dos seus integrantes presos como o ex-presidente Temer, ex-ministro Moreira Franco, Geddel Vieira Lima, Francisco Pezão, Sérgio Cabral e outros que desgastaram muito o partido.

Rossi é autor da proposta de reforma tributária; foi eleito 4 vezes seguidas como líder da bancada emedebista. É com a proposta mudar a imagem desgastada do MDB e de manter uma agenda pró-reformas que ele assume a presidência em substituição ao ex-senador Jucá.

Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi, conhecido como Baleia Rossi, nasceu em São Paulo em 9 de junho de 1972. Foi eleito deputado federal em 2014 e reeleito em 2018. É filho de Wagner Rossi, ex-ministro da Agricultura.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down