Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

1303 Governadora em visita ao Tepequem 2A região do Tepequém, no município de Amajari, a cerca de 210 quilômetros de Boa Vista, inicia um caminho de profundas mudanças para consolidá-la como atrativo turístico. Após a instalação de 27 placas de sinalização e a capacitação de condutores locais durante o carnaval, a governadora Suely Campos, o secretário de Infraestrutura, Gregório Almeida, arquitetos e engenheiros da Seinf (Secretaria de Infraestrutura), além de técnicos do Detur (Departamento de Turismo) fizeram uma visita técnica neste sábado, 11, para aferir os locais onde serão erguidas obras de beneficiamento.

Foram vistoriadas as localidades onde serão construídos o pórtico de entrada da Vila, o mirante para contemplação da Cachoeira do Paiva e o mirante de entrada, próximo à instância do Sesc (Serviço Social do Comércio). Também foi visitado o lugar onde será construída a ponte sobre o Igarapé do Paiva, conforme disse o diretor do Departamento de Turismo, Ricardo Peixoto.

“Foi uma visita técnica da governadora, no sentido de prospectar áreas que serão comtempladas no projeto para que Tepequém possa receber obras de infraestrutura. O Ministério do Turismo já acenou favorável ao projeto. Temos até dia 31 de março para entregá-lo. Todas as ações visam a transformar Tepequém em uma instância turística. A comunidade é um dos parceiros, além do governo estadual, Ministério do Turismo, prefeitura e câmara de Amajari”, explicou.

A governadora Suely Campos foi ao local onde será construído o mirante do Paiva. Tirou os sapatos e contemplou uma das mais belas vistas de Roraima. Algo que será repartido com a população e com turistas após a construção. No momento, o Governo está em fase de captação de recursos e de preparação do projeto junto ao Ministério do Turismo.

Sobre valores do projeto e o montante de investimento a ser feito, os técnicos afirmaram que ainda estão realizando levantamento. A visita deste sábado é parte da construção do orçamento a ser destinado às obras no Tepequém. Após a entrega do projeto ao Ministério do Turismo, estima-se que até o mês de julho haja definição de valores e de recursos.

“É um momento ímpar. O início de uma nova era para o Tepequém. Isso nos permitirá a criação da instância turística. O que nos possibilitará atrair visitantes que gostem de turismo ecológico. Queremos um turismo profissional, maduro e consciente quanto à preservação do meio ambiente”, disse Peixoto.

Mirante do Paiva - Será construído em um ponto extremo da cachoeira do Paiva. Permitirá que os visitantes tenham uma visão privilegiada da queda d’água do Paiva, bem como de boa parte da região. Será um dos painéis de contemplação mais bonitos.

Pórtico de entrada - Servirá como um ponto de controle para o acesso a Vila do Tepequém. Nele estarão juntos os órgãos ambientais e de controle. O objetivo é avaliar a capacidade de carga e o número de visitantes, além da segurança do local.

Mirante na subida da serra - Ficará próximo à instância do Sesc. O objetivo é que o visitante contemple as serras e curvas da região. Uma visão ampla e profunda do cenário Tepequém.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down