Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Palestrantes vão apresentar tipos de turismo para que os povos indígenas possam avaliar qual modalidade se adequa melhor às comunidades

O turismo em terras indígenas vai virar assunto de debate na Oficina Estadual de Políticas Indígenas, realizada pela SEI (Secretaria Estadual do Índio). O evento ocorre hoje e amanhã (23 e 24), no Auditório Alexandre Borges da UFRR (Universidade Federal de Roraima), e na sexta-feira (25) na sede da secretaria.

De acordo com o secretário do Índio, Dilson Igarikó, o objetivo é facilitar o entendimento das lideranças de comunidades indígenas sobre o direito e usufruto das terras, para que possam explorar o etnoturismo – ação pela qual os viajantes conhecem de perto a vida, os costumes e a cultura de um determinado povo - e o turismo ecológico.

“Vamos tratar das questões de associativismo e cooperativismo voltados para empreendedorismo. E mais ainda, vamos discutir normativa da Funai com relação à atividade de turismo nas terras indígenas”, destacou.

Um dos objetivos do evento é definir sobre tipos de turismo que as comunidades podem desenvolver. Os palestrantes vão apresentar os tipos de turismo para que os povos indígenas possam avaliar qual modalidade se adequa melhor em suas comunidades.

“Tudo isso pensando na melhoria da economia e nas potencialidades de cada região. Assim fica mais fácil para o poder público elaborar projetos para que possamos desenvolver”, pontuou Ingarikó.

Os dois primeiros dias de palestras serão na UFRR e o terceiro e último dia será de oficina para a elaboração das propostas, na sede SEI. As atividades iniciam às 8h com parada para almoço, retornando às 14h seguindo até às 17h30.

A oficina vai discutir também o fortalecimento de produção agropecuária no sentido de oferecer serviços para as próprias comunidades indígenas e para os turistas. Serão tratados os temas: alimentação de qualidade, melhoramento do transporte, infraestrutura para a comunidade e serviços para os turistas.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down