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Procon Assembleia listou dicas para que o consumidor não tenha dor de cabeça e curta sua viagem com tranquilidade

Os últimos feriados prolongados do ano e as férias de fim de ano estão chegando, mas muitos roraimenses acabam deixando o planejamento para última hora. É neste período que muitas agências de viagem aproveitam para lançar promoções e pacotes com hospedagem, transporte, entre outros benefícios. No entanto, é importante redobrar os cuidados para evitar aborrecimentos.

O Procon Assembleia, órgão de Defesa do Consumidor do Poder Legislativo, orienta os consumidores a pesquisarem os tipos de ofertas e os pacotes oferecidos aos clientes. “Hoje as agências de turismo possuem vários pacotes com somente a passagem e a hospedagem, outros inserem passeios, transporte. O consumidor precisa verificar qual atende às necessidades dele”, alerta a diretora da instituição, Eumária Aguiar.

Este tipo de negociação deve contemplar todos os detalhes. Além disso, o consumidor precisa conhecer a história da empresa, se possui registro no Ministério do Turismo, CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ou se não há demandas em sites de reclamações, a exemplo do Reclame Aqui. “É importante verificar o convênio com hotel, passeios, para que o consumidor não compre algo que acha que está pagando e, que na verdade, não está contemplado no pacote”, complementou.

BAGAGEM - Outra dica do Procon Assembleia é quanto ao despacho de bagagem pelas companhias aéreas, pois cada empresa possui um preço distinto. O cliente deve manter um contrato escrito e assinado pelas partes. “É preciso que o consumidor tenha consciência de tudo aquilo que ele contrata. O contrato verbal é mais difícil de ser comprovado, já o que está escrito, você consegue questionar com mais segurança”, frisou Eumária.

Localizado na rua Agnelo Bittencourt, nº 216, no Centro de Boa Vista, o Procon Assembleia está a disposição para tirar dúvidas sobre as empresas de agências de turismo em Roraima. A idoneidade dessas empresas também pode ser consultada pelo endereço eletrônico www.cadastur.turismo.gov.br. A instituição de Defesa do Consumidor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h. Informações podem ser obtidas pelos telefones 4009-4820 ou 0800 095 0047.

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