jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Boa Vista, capital de Roraima, sediou na quinta-feira (12/9) o 20º Seminário Itinerante do Investe Turismo. A iniciativa reuniu atores públicos e privados envolvidos nos projetos de gestão integrada e qualificação da rota “Boa Vista e Monte Roraima”, identificando oportunidades de negócios, políticas públicas e outras ferramentas oferecidas pelo programa para potencializar o desenvolvimento da atividade turística local. O roteiro contemplado terá ações para a capital Boa Vista e Pacaraima.

Representando o Ministério do Turismo, o secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, apresentou as potencialidades do programa e destacou a importância da gestão compartilhada para o setor se desenvolver. “O Brasil tem essa potencialidade e é preciso ter uma estratégia de promoção. A gente precisa ter serviços, entrega, promoção, valorizar nossos patrimônios mundiais. Isso a que se propõe o Investe”, afirmou.

O secretário destacou ainda a importância da valorização do turismo local, integrado com toda a região no entorno das rotas escolhidas pelo programa. “Nós temos essas rotas para investir e dar consistência no turismo visando o crescimento e, especialmente, estimular outras rotas. Uma região sendo tão rica te convida para voltar e conhecer as outras localidades dali”, disse.

O governador de Roraima, Antonio Denarium, citou o trabalho desenvolvido no estado em prol do turismo. "Estamos desenvolvendo uma de parceria com instituições e agências de turismo para atrair mais turistas o ano inteiro", disse o governador. Durante o evento, Denarium assinou o primeiro decreto que vai estimular o turismo em comunidades indígenas. "Com essa ação, nossa expectativa é movimentar R$ 100 milhões por ano, além da geração de emprego", afirmou.

 1409 Investe turismo 1

O diretor do Departamento de Turismo de Roraima, Bruno Muniz de Brito, ressaltou que o turismo é tratado como prioridade no estado, na perspectiva de implementar um turismo de sustentabilidade, valorizando os aspectos locais. “As pessoas se encantam com Roraima, temos uma Amazônia diversa, assim como seu povo que é formado de brasileiros e estrangeiros de todos os lugares”, explicou. “Quem trabalha com turismo, trabalha com paixão, pois isso mexe com as pessoas, com a cultura de um povo. Viabilizar o turismo em terras indígenas é uma de nossas missões, pois sabemos do potencial e de seus valores”, concluiu.

Sobre o Programa - O Investe Turismo selecionou 30 rotas turísticas estratégicas no Brasil, que englobam 158 municípios das 27 unidades da Federação. O investimento inicial será de R$ 200 milhões. As rotas turísticas selecionadas receberão ações organizadas em quatro linhas de trabalho que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; até a atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down