O Governo do Estado, em conjunto com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) mudou o local das barreiras fitossanitárias em Roraima. A mudança vai permitir o trânsito, dentro das determinações sanitárias definidas pela Aderr (Agência de Defesa Agropecuária) e pelo Mapa, de frutos hospedeiros da mosca da carambola. A ação vai beneficiar dezenas de produtores rurais, porque agora vai facilitar o comércio dos seus produtos em Boa Vista.
A mudança foi debatida em várias reuniões técnicas entre a Aderr e o Mapa, para garantir a segurança da produção em relação a praga, permitindo o trânsito pelos Postos de Vigilância Sanitária (PVAs), que estão instalados em locais com o mesmo status fitossanitário, o que, segundo o diretor de Defesa Vegetal, Marcelo Parisi, não compromete a movimentação dos produtos que atendem as exigências estabelecidas.
As ações, que irão garantir a segurança dos produtos vegetais comercializados em Boa Vista, vão ser intensificadas com o monitoramento das armadilhas. Este trabalho visa identificar a presença da mosca em uma nova área, além dos serviços de Educação Sanitária feitos pelos fiscais, e que são muito importantes para conscientizar os produtores quanto ao cuidado com a produção.
As Mudanças
O PVA da BR-174, próximo ao igarapé Murupu, será deslocada para a Vila Três Corações. O PVA Recrear, localizado, na RR-205, sentido município de Alta Alegre, próximo à entrada da Vila São Silvestre, será desativado.
“Essa mudança, somada com a Portaria 1482, de 19 de julho de 2021, que regulamenta procedimentos para o trânsito de vegetais hospedeiro da mosca da carambola, vai permitir que o produtor escoe sua produção para Boa Vista com segurança sanitária, gerando emprego e renda, e garantindo produtos de qualidade para o consumo da nossa população”, enfatizou o governador Antonio Denarium.
O Controle do Trânsito
Muitas pessoas em trânsito pelas rodovias do Estado têm sido paradas pelos fiscais da Aderr, em barreiras colocadas para apreender frutos que são potenciais hospedeiros da mosca da carambola.
A maioria talvez não saiba a importância desse controle para o Estado, pois é por meio dele que se evita a disseminação da praga que pode causar sérios danos à fruticultura do país, como destacou o presidente da Aderr, Kelton Lopes.
As barreiras fitossanitárias estão instaladas em Três Corações, Bonfim, Passarão, Jundiá, rodoviária de Boa Vista e Aeroporto, com o objetivo de evitar a dispersão dos frutos hospedeiros de áreas onde ocorre a praga para as que não há ocorrência.
O funcionamento é de 24 horas, a fim de tornar mais efetivo o trabalho nas barreiras. Estes PVA’s contam com contêineres equipados com camas, banheiros e central de ar, servindo de apoio para os policiais e funcionários da Aderr que prestam o serviço de fiscalização.
