Pesquisar
Close this search box.

16 de setembro de 2024 12:47 PM

Geral

Deputado pede ao governo escavações de micro açudes em propriedades rurais

Foto: Ascom - Eder Lourinho
Ascom - Eder Lourinho
De Ascom - Eder Lourinho
Em 23 de novembro de 2023

Sensibilizado com as dificuldades das famílias rurais, impostas pela estiagem que, ora ameaça o estado, o deputado Eder Lourinho (PSD), recorreu ao governador Antônio Dentariam (PP), solicitando, através indicação, a criação de um programa de apoio e ampliação da infraestrutura rural, para escavação de micro açudes em propriedades rurais mais afetadas pela estiagem.
A preocupação do parlamentar é com a escassez de chuvas neste fim de ano que ameaça prejuízos para a agricultura e pecuária em Roraima. De acordo com o deputado, o maior impacto deve ser sentido na agricultura familiar. Ele frisou que a estiagem leva a reduções nos níveis de água e reservas de umidade do solo, podendo provocar quebra de safra e perda de peso do rebanho.
Lourinho alertou que, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, este final de ano até abril de 2024 o calor em Roraima será intenso, o que poderá causar dificuldades para a produção agrícola e criação de animais por falta de água. “A presença da água em uma propriedade rural é de suma importância para o homem do campo, principalmente para o desenvolvimento da lavoura e o atendimento essencial aos animais que dependem deste produto para sobrevivência”, ressaltou.
O deputado destacou que são milhares de famílias da agricultura familiar, pecuaristas e produtores que dependem da água para se manterem no campo e continuar produzindo alimentos para abastecer a população de Roraima e sua própria subsistência. “A construção dos micro açudes é uma das alternativas que irá auxiliar muito as propriedades rurais, para irrigação, fruticultura, pastagens, criação de peixe e outras necessidades, como saciar a sede dos animais da propriedade”, afirmou.
Para o atendimento de sua propositura, Eder Lourinho sugeriu ao governo a criação do “Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural”, com patrulha mecanizada e aquisição de maquinas, operadores e equipe técnica para realizar os serviços de escavação e definição de critérios e como serão priorizados os atendimentos. Ele finalizou dizendo que é preciso urgência no atendimento dos serviços para não penalizar as famílias rurais e comprometer a produção de alimentos.

Você também pode gostar