Pesquisar
Close this search box.

30 de setembro de 2024 6:04 AM

Empreendedorismo feminino é foco na Expobeleza e Roraimoda 2024

Em 30 de setembro de 2024

Durante os quatro dias de Expobeleza e Roraimoda 2024, promovido pelo Sebrae/RR, as mulheres empreendedoras foram destaque total dentre os expositores participantes, representando cerca de 90% dentre os presentes.

Karen Telles, gerente da Unidade de Competitividade Empresarial (UCOMPE) do Sebrae/RR, explicou que a instituição possui diversos projetos com intuito de fortalecer a ação empreendedora das mulheres, em diferentes áreas de atuação.

São mulheres que estão nesta trajetória empreendedora, e necessitam de algum tipo de apoio e suporte para incrementar o seu negócio, isso porque, os grupos sub representados tem na sua grande maioria, mulheres. contou.

A gerente explicou que existem os projetos como o ‘Sebrae Delas’, que possui a vertente de atendimento à mulheres que empreendem, e possuem algum tipo de vulnerabilidade, e também às mulheres que não possuem este perfil, mas estão no caminho de desenvolvimento dos seus empreendimentos. “Nos setoriais também temos projetos que não são específicos para mulheres, mas tem, em sua grande maioria, mulheres, como é o caso do ‘Conecta Moda’, e o Sebrae Beleza que buscam desenvolver consultorias, capacitações, missões empresariais e tudo aquilo que as empreendedoras necessitam para amplia seus conhecimentos”.

O diferencial desses projetos está na metodologia, relacionamento, no atendimento às peculiaridades e das características dos diferentes tipos de empreendedorismo exercido pelas mulheres, na rede que se forma com networking, novas formas de gestão e incentivo à melhoria dos negócios e fortalecimento da rede de apoio, assim, o Sebrae consegue ser um diferencial no mercado.

Karen destacou que é importante estar preparado para as mudanças, ‘pois o mercado é muito volátil e dinâmico’.

A capacitação permanente e aquisição de conhecimentos, ampliação da visão de mercado e fornecedores e a atuação diferenciada com competitividade, coloca as empresas e as empreendedoras que absorvem os conhecimentos e praticam, têm um destaque maior e resultados mais positivos. concluiu.

Casos de Sucesso

Nilma Arenhart é farmacêutica e trabalhava com carteira assinada por anos, até que por incentivo de um professor da faculdade, decidiu realizar uma pós-graduação e empreender no ramo da beleza e estética.

Não foi uma decisão fácil, mas eu já trabalhava com um segmento similar, então decidi me capacitar e empreender atendendo em domicílio, e quando surgiu a oportunidade, abri a minha clínica. contou.

Já Maria Júlia, empresária e proprietária da empresa Maju Beauty trabalha há cerca de cinco anos na área da beleza, e há cerca de um ano abriu seu salão em casa. Conforme a empresária, a jornada não foi fácil, e o Sebrae/RR foi essencial para crescimento e desenvolvimento de atividades de gestão.

Quando comecei, agia por intuição e pela pouca experiência que eu tinha, então quando eu busquei as consultorias do Sebrae, me ajudaram muito a compreender que a Maria Júlia é diferente da Maju Beauty, e isso para mim foi imprescindível, porque desde que comecei com as consultorias, me vejo uma nova pessoa.disse.

Maria Júlia contou que está feliz e realizada:

O Sebrae abriu portas para mim, meu conselho. Para quem está com medo de começar, procure a instituição e apresente as suas dificuldades, pois sei que os consultores terão todas as soluções, não tenha medo, imagine onde você quer chegar, se mantenha firme e você realizará seus sonhos. finalizou.

!important;”>-

MODA

Paula Braga é proprietária da empresa ‘Capivanarte’, uma das expositoras do evento, e também participou da sequência de desfiles da marca. Paula contou que a história começou quando ela e seu companheiro, em 2018, iniciaram a confeccionar camisetas tie-dye, e com a chegada da pandemia, por estarem mais reclusos, começaram a expandir a produção para outros materiais e peças.

Eu não sonhava que um dia trabalharia com moda, mas comecei a desenvolver pinturas e confecções em outros materiais, não só o algodão e a viscose, mas também o algodão africano, que tive contato ao conhecer uma pessoa de Gana, então foi aí que surgiu a ideia para criar a identidade da marca, que possui influências afro indígenas, com os elementos que utilizo nas criações. disse.

Quando perguntada sobre as dificuldades que enfrentou ao longo da jornada empreendedora, ela contou que pensou em desistir, ‘mais de uma vez, inclusive’, porque dentre os desafios que encontrou neste percurso, estava a gestão do capital de giro para investir.

Se eu pudesse dar um conselho à Paula do início desta jornada, eu diria para manter a calma, e tentar enxergar as possibilidades ao seu redor, porque muitas vezes o caminho que você tem que seguir está na ponta do seu nariz, e eu via que deveria trabalhar com as formas diferentes da moda Afro aqui em Roraima, mas ainda não percebia, então se eu pudesse aconselhar diria para manter essa calma e desenvolver essa marca de valor, e quando digo valor, é uma marca que tenha significado, algo que seja importante para as pessoas.explicou.

Sobre o desfile, Paula contou que foi mais emocionante do que ela esperava, e que foi o primeiro grande espaço da marca. “Foi maravilhoso, e eu ver a minha produção em outros corpos, além da produção audiovisual que teve significado afetivo para mim, fiquei radiante, nos bastidores nos abraçamos e foi emocionante”. A coleção homenageou o bebê da empresária, e para ela foi ‘mais do que especial’.

SEBRAE DELAS

O projeto tem como intuito despertar e fortalecer o empreendedorismo feminino, proporcionando palestras, capacitações e muita troca de experiência entre as participantes. Ana Paula é uma das participantes do projeto, e está expondo no evento, as peças que vende no seu empreendimento ‘AP Acessórios’. A empresária contou que conheceu o projeto por uma amiga, que também estava participando, e a convidou.

Para ela, a experiência do ‘Sebrae Delas’, é algo marcante, e que fez total diferença na sua jornada.

“Você aprende muita coisa, como o marketing digital, fluxo de caixa, além de entender e se conhecer bastante com as palestras, desenvolvemos até as competências emocionais, e entender como você pode crescer, e eu sei que vou chegar aonde eu sonho, se Deus quiser, e vou abrir a minha loja física”, contou.

Ana disse que trazer suas peças em resina para a Expobeleza e Roraimoda foi uma experiência singular em sua jornada.

“Agradeço ao Sebrae pela estrutura e organização do evento, para mim foi um investimento, e está sendo tão bom que eu não quero ir embora”.

A Expobeleza e Roraimoda 2024 acontece no Roraima Garden Shopping, até esta segunda-feira (23), e promove o encontro de expositores com grande público, potenciais fornecedores, além da promoção da marca e divulgação de produtos e serviços.

Confira a programação desta segunda-feira (23):

  • 15h – Masterclass: Aumente seu faturamento no salão e barbearia;
  • 15h – Masterclass: Seja um revendedor das marcas mais amadas do Brasil;
  • 16h – Masterclass: Alisamento dos fios “Liso fox”;
  • 16h – Atendimentos financeiros;
  • 17h – Palestra-show: Construindo negócios do futuro – inovação e liderança feminina;
  • 18h – Desfile: Lis Confecções, Konrad Modas, Le Lind Pijamas, Quinta Valentina;
  • 19h – Palestra: A jornada empreendedora – o sucesso cresce na teimosia;
  • 20h30 – Lançamento do livro ‘A jornada empreendedora’, com Gabriela Soares.

Confira a programação completa aqui.

Serviço

Expobeleza e Roraimoda 2024

Local: Roraima Garden Shopping – Avenida Ville Roy, no 1544, bairro Caçari;

Entrada: Gratuita

Horário: 15h às 22h;

Inscrições: Loja Sebrae

Você também pode gostar