INICIAÇÃO CIENTÍFICA I Feira Virtual de Ciências de Roraima inicia nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 24, e segue até sexta-feira, 26, a I Feira Virtual de Ciências de Roraima, com o tema “Pesquisa e Inovação em Roraima”. O evento é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o Sebrae Roraima (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Roraima).

“É um grande evento, dedicado a estimular a produção científica em nosso Estado. São 100 projetos expostos, uma mostra do trabalho que estudantes, professores e escolas realizaram em período de pandemia. A Feira Virtual também é uma importante inovação na área educacional”, destacou o governador Antonio Denarium.

Além dos trabalhos científicos dos estudantes, o visitante que acessar a plataforma da Feira Virtual vai encontrar stands com oficinas e minicursos, espaços institucionais com informações e novidades do Governo de Roraima e também do Sebrae, além de um palco com o melhor da cultura regional, com projetos aprovados pela Lei Aldir Blanc.

Na abertura da Feira, será realizada uma palestra magna como o tema “A pesquisa é importante para a Educação Básica? Qual o papel das feiras de ciências na formação do jovem do século XXI?”, ministrada pelo professor doutor Ivo Leite, da Universidade do Mato Grosso.

“A Feira Virtual é um marco para a Educação de Roraima, uma iniciativa que surgiu no contexto dos desafios impostos pela pandemia. Convidamos todos a prestigiarem esse ambiente virtual, passear pelos diferentes trajetos, valorizar os trabalhos científicos e os demais conteúdos disponíveis na plataforma”, destacou Leila Perussolo, secretária de Educação de Roraima

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RR, Jadir Corrêa, a parceria da entidade na realização da Feira, representa o compromisso com a educação empreendedora.

“Incluir o empreendedorismo na escola vem ao encontro da necessidade de preparar crianças e jovens para os novos desafios do século 21, em um cenário em que o mercado de trabalho exige competências múltiplas, que tenham capacidade de aprender, adaptar-se a novas situações e promover transformações”, destacou Jadir.

Como ter acesso a  plataforma?

A plataforma da Feira foi desenvolvida pelo Sebrae, seguindo a estrutura do Parque Anauá, local tradicional de realização da FECIRR (Feira Estadual de Ciências de Roraima) que este ano, está em sua 28ª edição, porém, nesse formato inovador. Então, será no ambiente virtual do Parque Anauá que o visitante poderá explorar os espaços acadêmicos, informativos e culturais.

A Feira Virtual será aberta à visitação do público de forma gratuita, basta fazer uma inscrição bem simples por meio do link https://www.google.com/url?q=https://www.portal.rr.gov.br/fecirr&source=gmail&ust=1637792855279000&usg=AOvVaw0jlJgyYXDPWnmJ-87HvzoC">https://www.portal.rr.gov.br/fecirr.

Após a inscrição, o visitante poderá passear pelos stands, visitar os trabalhos, os espaços culturais, científicos e todos os demais ambientes virtuais. A plataforma estará disponível nesta quarta-feira, a partir das 9h, no link https://www.google.com/url?q=https://fecirr.inova3d.app/signin&source=gmail&ust=1637792855279000&usg=AOvVaw14Vi1acobRPFuze-hztRv5">https://fecirr.inova3d.app/signin.

Depois da solenidade de abertura, o espaço fica disponível para visitação até o dia 26 de novembro, quando serão anunciados os trabalhos premiados. Quem não tiver feito a inscrição antes, poderá fazer no momento que acessar a plataforma.

“Amanhã, estaremos apresentando a Feira Virtual que foi pensada com muito carinho pelo Governo de Roraima e Sebrae. Convidamos todos a acessar a plataforma e participar desse momento de investigação científica no espaço escolar do Estado de Roraima”, reforçou Stela Damas, diretora do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima).


Imprimir   Email