Pesquisar
Close this search box.

26 de setembro de 2024 10:45 AM

Sesau participa da Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Em 26 de setembro de 2024

“Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: A Gente que Faz o SUS Acontecer”. Esse é o tema da 1ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, evento do CES (Conselho Estadual de Saúde) que conta com apoio da Sesau (Secretaria de Saúde) e UFRR (Universidade Federal de Roraima).

As atividades da conferência serão realizadas nesta quinta e sexta-feira, dias 26 e 27 de setembro, a partir das 8h, no Centro de Ciências e Saúde da UFRR, no Campus Paricarana, bairro Aeroporto.

A coordenadora Geral de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Sesau, Johanne Pontes, ressalta a importância das discussões na construção de um sistema de saúde mais eficaz e com acesso a todas as pessoas.

“A conferência é um espaço de participação democrática, da qual trabalhadores da saúde, gestores, educadores e a sociedade poderão discutir, de forma geral, temas relacionados à construção da saúde. E o desdobramento dela será de extrema importância, pois tudo que for discutido vai compor um plano a nível nacional, determinando muito do que será aplicado na saúde em âmbito estadual e municipal”, afirmou.

Ao todo, segundo o secretário executivo do CES, Roberto Moraes, a conferência contará com a participação de 192 pessoas, dentre eles delegados eleitos nas conferências municipais.

“Receberemos delegados vindos dos municípios, onde eles passaram pelas etapas municipais e foram eleitos. E vão vir participar aqui na etapa estadual, para encaminhar para Brasília para defender as propostas do nosso Estado e também de âmbito nacional, que é de interesse da região amazônica”, afirmou.

O que será discutido na conferência

A 1ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde será palco de discussões prioritárias sobre as Políticas do SUS (Sistema Único de Saúde), reunindo representantes da Secretaria de Gestão e Trabalho e Educação na Saúde do MS (Ministério da Saúde), do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), de Conselhos Municipais, entre outros.

“A conferência tem um papel muito importante que é ouvir a população. O foco é a garantia da equidade, da universalidade, a democracia do sistema de saúde. É uma conferência que está buscando juntar a questão da saúde e educação dentro da gestão e do trabalho na saúde”, ressaltou Moraes.

É importante reforçar que os participantes irão eleger 24 delegados que irão defender as propostas de Roraima na Conferência Nacional que ocorrerá no fim deste ano em Brasília.

Você também pode gostar